O que é e como funciona o Google AdWords?

O Google Adwords é uma ferramenta muito poderosa que ajuda você a fazer fazer anúncios na internet do seu negócio. Ele permite que você mostre propagandas e anúncios em várias plataformas ao mesmo tempo.

Dependendo do seu tipo de campanha, seu anúncio pode ser mostrado nos resultados de busca do Google, sites relacionados ou até mesmo vídeos no YouTube.

Porém, para conseguir aquele espaço para anúncios, você precisa competir e apostar contra outros anunciantes em palavras ou termos de busca. O vencedor tem, então, seu anúncio mostrado no campo apropriado.

Segmentar a Audiência Certa
Um benefício de usar o Google AdWords é que ele permite diferentes tipos de segmentação, o que vai resultar em um alcance mais direcionado a um público bem mais certo. Você pode filtrar a ferramenta baseando-se em opções como demografia, palavras-chaves, dispositivos e mais.

Você consegue até mesmo agendar qual dia e hora você quer que os seus anúncios comecem a valer. Essa função é bem útil se você quer otimizar seu orçamento. Negócios locais também podem tirar vantagem dessa funcionalidade para atrair visitantes durante os horários de pico (maior movimento).

Percepções sobre Desempenho de Campanhas
O Google AdWords permite que você monitore seus anúncios e veja exatamente como está o desempenho deles. Você pode verificar quantos cliques e impressões os anúncios estão recebendo, monitorar o custo-por-clique médio e seus gastos totais com as campanhas.

Você também só vai pagar pelo que for usar. Em outras palavras, você economiza dinheiro, já que vai estar pagando apenas pelo número de cliques, e não pelas impressões. Isso é o que chamamos de modelo de anúncio pay-per-click (paga por clique).

Preparar uma Landing Page
Quando você clica em um anúncio, ele vai redirecionar você para uma landing page (página de destino). Ela pode ser a página inicial do seu site ou uma página específica desenvolvida apenas para o propósito de receber todo o tráfego obtido através de uma campanha.

Uma landing page considerada excelente é planejada e criada para focar em um propósito único. O principal objetivo dela é converter visitantes em consumidores e leads. Por isso, ela deve incluir um CTA (call to action) visível e atraente.

Você deve garantir que a sua landing page cumpra a promessa dos anúncios mostrados nela. Além disso, um layout amigável a dispositivos móveis é um ponto positivo extra, já que as pessoas estão usando seus celulares, sendo muito mais fácil e prático de conseguir informações online usando apenas as palmas das mãos.

Como Usar o Google AdWords?

Antes de você lançar a sua campanha, existem algumas necessidades que você precisa conhecer. Elas estão descritas abaixo.

1. Planeje sua Campanha
A primeira coisa que você precisa é desenhar a sua campanha. É importante saber quais são seus objetivos. O anúncio vai promover a localidade do seu negócio, as ofertas do momento ou o novo aplicativo que você acabou de lançar?

Diferentes objetivos têm necessidades diferentes. Por exemplo, o título e a descrição do seu anúncio deve coincidir com as suas palavras-chaves escolhidas e oferecer uma solução bastante clara.

Considerando o anúncio acima, podemos ver que a mensagem (em inglês) é bem clara e ela se conecta com as necessidades dos visitantes que está tentando atingir. Eles estão procurando por “jaquetas para mulheres”.

Para estender o alcance e o propósito da campanha, você pode usar extensões de sitelinks. Eles ajudam o seu anúncio a se destacar e dão links adicionais que podem interessar a audiência que você quer impactar. Como exemplo, veja o anúncio da Chanel logo abaixo.

Dependendo do seu objetivo, você pode adicionar outras extensões. São elas:

  • Extensões de Chamadas – É útil se você quer adicionar informações de contato sobre seu negócio. Assim, os usuários podem usar um número de telefone para entrar em contato mais direto com você.
  • Extensões de Ofertas – Serve para você promover promoções, ofertas e descontos. É uma forma de atrair clientes em potencial.
  • Extensões de Localidades – Se você tem uma loja física, por que não mostrar exatamente onde ela fica localizada? Fornece informações de endereços físicos.
  • Extensões de Aplicativos – É bem útil de você está se aventurando no mundo dos aplicativos mobile. Os aplicativos geralmente contêm informações sobre localidade, endereço, contatos e links específicos para sites e promoções.

Criar um conta no Google Adwords

Quando já tiver sua campanha delimitada, é hora de ter uma conta no Google AdWords.

1- Entre na página inicial do Google AdWords e clique no botão Start Now (Comece Agora).
2- Entre com a sua conta do Google. Se você não tem uma, não leva um minuto para fazer uma nova.
3- Selecione o tipo de campanha da sua preferência e aperte em Continue (Continuar). Você será redirecionado para a aba Select Campaign Setting (Selecionar Configurações de Campanha).

4- Desça pela página até encontrar a seção Targeting and audiences (Segmentação e públicos). Você pode definir as Localidades (Locations) e os Idiomas (Languages) da audiência que você quer atingir. Em Audiences (Públicos), digite as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio no campo Search (Pesquisa). Então, selecione a demografia e o mercado.

5- Abaixo disso, Você vai ver a seção Budget and Biding (Orçamento e Lances). Defina o orçamento médio que você quer gastar, sabendo que pode ter dias que você pode gastar menos e, em outros, duas vezes mais. Você também pode escolher como vai usar seu orçamento, sendo de forma tradicional ou acelerada.

6- Agora, você pode selecionar que tipo de lance você quer: cliques (clicks) ou impressões (impressions). Escolha o da sua preferência e digite um lance máximo de CPC (custo-por-clique), ainda que essa última etapa seja opcional.

7- Escolha Ad Extensions (Adicionar Extensões) que você quer usar na informação necessária. Então, clique em Save and Continue (Salvar e Continuar).

Criar um Anúncio

Agora que você já tem tudo alinhado, pode criar seus primeiros anúncios. Aqui, você poderá escrever e editar a sua campanha. Esse passo é crucial porque é o principal elemento que vai fazer com que os usuários cliquem nos anúncios criados.

Os principais elementos são:

  • Final URL (URL Final) – É o endereço da landing page, que deve coincidir com o propósito da sua campanha de anúncios.
  • Headlines (Títulos) – O Google AdWords permite criar 3 títulos de até 30 caracteres cada um. Use o espaço oferecido com inteligência e use palavras-chaves que você escolheu anteriormente e para as quais vai fazer lances.
  • Descriptions (Descrições) – Você pode escrever duas descrições para seus anúncios com até 90 caracteres cada. Faça com que a mensagem dos anúncios sejam claras, sucinta e que incluam palavras-chaves relacionadas para otimizar o SEO.

Assim que estiver satisfeito com o seu anúncio criado, clique em Save and Continue (Salvar e Continuar) para prosseguir para o último passo. Você terá que inserir informações de pagamento do seu negócio. Quanto tiver tudo pronto, aperte no botão Submit (Enviar) e a sua campanha no Google será confirmada.

Avaliação de Desempenho

Outro destaque do Google AdWords é que você pode rastrear e monitorar o desempenho dos seus anúncios! Essa é uma função muito importante e útil da ferramenta, especialmente porque, baseado em dados, o próprio Google decide onde o seu anúncio será mostrado nos SERPs.

O Google facilitou as coisas para que os usuários consigam relatórios completos sobre como seus anúncios estão performando. Pela simples navegação na página de Campanhas no painel de controle do Google Ads, o botão REPORTS (Relatórios) exibe estatísticas com várias métricas e dados específicos.

Você pode visualizar, entre outras métricas, o desempenho de palavras-chaves, números de cliques, impressões e se o seu público-alvo está visitando a landing page que você criou. A ferramentas fornece todos os insights que você precisa para otimizar ainda mais seus anúncios.

Concluindo

Caso que você já tenha um negócio, seja online ou offline, o Google AdWords pode ser uma ferramenta muito benéfica para você aumentar ainda mais sua carteira de clientes em potencial. Então, se você está querendo dar uma melhorada no desempenho do seu negócio, está na hora de considerar usar o Google AdWords!