Tutorial – Webmail Roundcube

1 – Abra o navegador de sua preferência (Google Chrome, Internet Explorer, Firefox, etc …).
2 – Digite o seguinte endereço: seusite.com.br/webmail (não se esqueça de trocar o endereço seusite.com.br pelo endereço do seu site na internet).
3 – Nós campos abaixo digite o endereço de e-mail e senha. (Se você for cliente da Macronova, a nossa equipe enviou esses dados no e-mail de contato, caso não tenha recebido, favor entrar em contato), depois clique em “LOGIN”:

Quando acessar Webmail pela primeira vez, ira aparecer a seguinte mensagem “Alterar as opções de configuração de e-mail a qualquer momento. Clique em “ENTENDI”. Agora clique em “Roundcube”. Pronto! Você acaba de acessar Webmail – Roundcube.

Vamos navegar pelas opções básicas, separadas em partes resumidamente:

Parte 1: Opções de configuração, catálogo de endereço e Sair do Webmail “LOGOUT”.

Parte 2: Opções de Atualizar, Escreve, Responder, Excluir, Marcar, Imprimir, Baixar, mover, copiar os e-mails, além de escolher a forma de visualizar os e-mails é buscar o e-mail pelo “nome, destinatário, data ou assunto”.

Parte 3: Opções de visualizar (Caixa de Entrada, rascunhos salvos, e-mails enviados, spam ou e-mails movidos para lixeira). Existe também o gerenciamento de pastas e informações de espaço utilizado pelo e-mail no servidor (FIQUE DE OLHO – no espaço pois caso chegue ao limite, você deixará de receber e-mails até obtiver um novo espaço ou deletar e-mails menos importantes).

Parte 4: Onde será exibido todos os e-mails, conforme a opção escolhida na parte 3. Ex: Se na parte 3, estiver selecionado “CAIXA DE ENTRADA” você visualizara na parte 4 os e-mails recebidos. Se estiver selecionado “ENVIADOS”, você visualizara os e-mails enviados, e assim por diante, conforme a opção escolhida na parte 3. Você também pode escolher a ordem de visualização em “crescente/decrescente”, escolhendo em “ASSUNTO” (ordem alfabética), “DE” (Remetente), “DATA” ou “TAMANHO”.

Trocando a senha

Para trocar senha Webmail – roundcube é muito simples, primeiramente você tem que acessar o webmail com seu login e senha.
Já dentro do seu Webmail Roundcube, na parte superior direta da tela, você verá o endereço do seu Webmail juntamente com uma seta para baixo:

Clique na seta, depois clique na opção “PASSWORD & SECURITY”:

Na nova janela que vai abrir, você vai digitar sua nova senha e depois confirma-la nos campos que aparecem. Observe que existe um gráfico informando a força de sua senha (importante uma senha forte para proteger de hackers). Você também pode utilizar o gerador de senha “PASSWORD GENERATOR” (recomendado). Lembre-se guarde sua senha em local seguro:

Após escolher a senha clique em Salvar! Depois clique em “WEBMAIL” no canto superior esquerdo da tela. Selecione “ROUNDCUBE” novamente para acessar o Webmail.

Obs.: Se der erro ao voltar para a página principal do Roundcube, aperte F5 para atualizar o navegador, é acesse novamente com seu email e sua NOVA SENHA. Pronto!